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Os Benefícios da Massagem Capilar para Queda de Cabelo.

A Massagem Capilar provoca atrito e pressão, fazendo um deslocamento no couro cabeludo.Esse tratamento faz parte do conjunto de técnicas terapêuticas que realizamos na Slim Capilar e tem a finalidade de aumentar a circulação local, liberar aderências, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes, fortalecendo assim os folículos capilares. Também promoverá relaxamento e assim, a redução da produção e secreção dos hormônios do estresse pelas glândulas endócrinas. Essa situação favorece a melhor saúde das raízes dos cabelos, que são muito sensíveis a esses hormônios.

Lavagem/Higiene capilar

Dependendo do tipo de atividade profissional ou tipo de peles mais oleosas, as lavagens serão essenciais para manter o couro cabeludo limpo e saudável, o recomendável é que se lave todos os dias, ou sempre que sentir necessidade, limitado a duas lavagens por dia.

Dê preferência para a temperatura da água morna ou fria, pois a água quente estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo e incha as escamas dos fios, deixando-os sem brilho.

Evite prender os cabelos úmidos, pois podem causar danos à estrutura dos fios.

Nunca durma com os cabelos e o couro cabeludo molhado.

Cuidados no Verão/Praia/Piscina

Use chapéu ou boné para não queimar os fios e o couro cabeludo.

Após um mergulho no mar ou piscina, se possível, enxágue os fios com água normal e somente no comprimento dos fios, usar um hidratante pós-enxague com protetor solar.

Sim ou Não: Usar boné causa calvície?

Não. Segundo especialistas, usar boné em lugares fechados pode resultar em um aumento na produção de seborréia, que por sua vez leva ao surgimento de caspas e prurido. Em todo caso, isso por si só não é o suficiente para desencadear a calvície.

Dormir com os cabelos molhados faz mal para a saúde capilar?

Sim! Dormir com os cabelos molhados faz mal para a saúde capilar. Na retenção de água no couro cabeludo, há a proliferação de fungos e bactérias, que não fazem nada bem aos cabelos.

Esses problemas podem aumentar a queda dos fios, deixar as madeixas mais oleosas e quebradiças.

Durante o sono, o metabolismo fica mais lento, fazendo com que os fios demorem mais ainda para secar, mesmo se os cabelos estiverem presos.

Vale ressaltar que o hábito de molhar os cabelos sem lavá-los enfraquece os fios e propicia o aparecimento de futuras patologias, além de desidratar as madeixas.

Alimentação para Fortalecer os Cabelos

A alimentação é grande responsável pela saúde da pele, cabelos e organismo em geral. O folículo piloso, estrutura onde se forma o cabelo, é extremamente sensível às agressões diversas pelas quais nosso organismo passa. Para fortalecer o cabelo, o ideal é ingerir alimentos ricos em proteína, como peixe, ovo, carne, gelatina, leite e derivados, porque as proteínas são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.Outros nutrientes, como vitaminas e minerais, também são importantes para o crescimento saudável e fortalecimento dos cabelos, como:

  • Ômega 3 - Salmão, sardinha, nozes, sementes de linhaça;
  • Vitamina B - Lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol, frutos do mar;
  • Vitamina C - Couve, espinafre, morango, laranja, kiwi;
  • Ferro - Beterraba, feijão, fígado;
  • Zinco - Sementes de abóbora, amendoim, amêndoa.

Estes alimentos devem ser consumidos diariamente para fortalecer o cabelo. Após 3 meses de uma dieta rica nesses alimentos, o cabelo deve começar a ficar mais forte, devendo-se também ter cuidados específicos para cada tipo de cabelo.

Atividade Física Regular

A atividade física regular favorece uma função respiratória muito acima da média, o que facilita a oxigenação dos tecidos, inclusive do couro cabeludo e das raízes dos cabelos, melhorando o metabolismo destas estruturas e consequentemente, diminuindo a velocidade de queda capilar até mesmo naqueles com predisposição genética a este problema.

Pessoas que fazem atividade física costumam ser mais tranqüilas em função dos benefícios que ela promove, à medida que facilita a liberação de mediadores químicos como a endorfina, traz a sensação de bem-estar e ainda ajudam a relaxar. Isto acaba desacelerando em muito as possíveis quedas de cabelo relacionadas aos estresses psíquicos do nosso dia-a-dia.

Cuidados no Inverno

Evitar a água quente, uso do secador constante e muito perto do couro cabeludo irá estimular a oleosidade, e desencadear ou exacerbar uma queda de cabelo.